terça-feira, 19 de abril de 2011

AONDE ESTÁ O RESPEITO, HIERARQUIA, DISCIPLINA, ENTRE OUTROS?

Eu me considero da velha guarda do TKD. Sou o mais antigo professor atuante no Estado, já socava e chutava muito antes de muitos faixas pretas que por aí desfilam, nascerem. Tal quais alguns mestres que ainda insistem em ficar no esporte, tenho uma história dentro dessa modalidade esportiva e marcial.
Nosso esporte aos poucos vai formando ídolos e personalidades, principalmente no cenário nacional.
Quando viajo em competições e me deparo com atletas reconhecidos nacional e internacionalmente, vejo a simplicidade, o respeito, a disciplina por pessoas que eles só conhecem de ver uma ou duas vezes por ano em competições, apenas por saberem que ali está uma pessoa antiga no TKD. É o caso do Diogo Silva, Macarrão e tantos outros, que sempre que deparam com uma pessoa mais graduada e antiga, e fazem questão de cumprimentá-la. Isto é a tradição e filosofia da arte marcial que eles escolheram para treinar, portanto as seguem à risca.
Na nossa realidade, no Espírito Santo, é claro que existem exceções, mas infelizmente a maioria acha que é "atleta" e não cultiva o respeito, a disciplina, a hierarquia... Quando vou aos eventos estaduais, isso fica nítido. Mas isso nada mais é que a cultura passada de professor/mestre para aluno. O fato é que alguns se esquecem de passar ensinamentos básicos aos seus discípulos. Deixam externar sentimentos que nutrem sobre determinado professor ou mestre e seus alunos incorporam tal sentimento.
Os que me acompanham na seara do nosso esporte, sabem muito bem, que não me relaciono amigavelmente com determinadas pessoas. Mas nenhum de meus alunos sabe disso. Exijo deles que respeitem os mais graduados, principalmente os de outra academia. Tampouco teço comentários sobre meus desafetos perto de alunos, afinal de contas o TKD forma uma família, desavenças existem e a hierarquia tem que ser mantida.
Eu e meu mestre (GM Hong), temos desavenças políticas - alguns de meus alunos sabem disso - mas nem por esse motivo deixo de exigir deles que respeitem a pessoa que já fez tanto pelo esporte e tem seus méritos para ter chegado a tal posto marcial.
O TKD vem sendo "agraciado" com a chegada de novos e promissores professores no mercado. Isto é muito bom, afinal de contas os velhos estão cansados e precisam aos poucos serem "substituídos". É a ordem natural das coisas. Mas acredito que eles deveriam saber chegar de uma forma mais educada e respeitadora. Afinal, logo, logo eles estarão na nossa posição e estes mesmo alunos que não aprenderam a respeitar estarão disputando o mercado com eles. Acredito que, se eu for um péssimo professor, não tenho como formar bons professores; se não tenho princípios, não tenho como passar para meus alunos. Não há como tirar leite de pedra.
Pensem bem para aonde vocês estão levando nossa arte marcial. Isto não é Tae Kwon Do!

Ms. Ruy da Cunha Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário