quarta-feira, 30 de março de 2011

DE BOAS INTENÇÕES O INFERNO ESTÁ CHEIO

Boa noite,

em uma de minhas postagem elogiei uma das atitudes da FESTKD, nas pessoas de seus diretores, e ali deixei claro que não era momento para rusgas ou críticas. Passado a calmaria, voltaremos a realidade.
Torno a dizer que a intenção foi boa, mas..., somente a intenção.
Logo voltaremos a este assunto.
Lá vi meu mestre, treinando seus discípulos e discípulos dos seus, tal qual uma família. Nisso eu o respeito, na posição de grão mestre. Cobrando postura, correção de chutes, firmeza, entre outros. Quem dera se o mesmo se limitasse a tão importante legado.
Lá também vi críticas e desabafos, de um senhor vindo de outro país com a missão de divulgar tão amado esporte. Ver com seus próprios olhos que fracassou em sua missão e hoje assisti perplexo a tudo isso.
Explicarei o porque de tal fracasso.
Oriundo de um país distante, introduziu e lecionou o TKD em nosso estado, naquela época formou bons FAIXAS PRETAS, era severo e disciplinador, só passava e fazia exame quem realmente merecia. Seus discípulos ao se formarem começaram a abrir academia e ajudá-lo na divulgação da arte marcial.
Como não poderia ser diferente, também examinava os alunos de seus pupilos.
Aí, nesse exato momento começou a fracassar em sua missão. Alguns de seus discípulos quando aplicava exame em sua academia, nem sempre treinava seus alunos com o mesmo rigor de outrora, mas mesmo assim, graduava os mesmos e não reclamava, pois estava saindo dali com uma boa quantia em dinheiro, referente aos valores de exame.
E assim a bola de neve foi crescendo, cada vez mais preparava-se menos as turmas, cobrava-se menos técnicas nos exames. E a bola de neve crescendo. Até criancinhas de 07 anos se formaram "faixas pretas". Tudo em nome do maldito dinheiro. Me envergonho, quando alguns amigos meus FAIXAS PRETAS de outras artes marciais, me perguntam: QUANTO VOCÊ COBRA PARA DAR A faixa preta A MEU FILHINHO?
Seria cômico, se não doesse.
A que ponto chegamos GRÃO MESTRE? Pelo menos tem gente andando de HONDA CIVIC.
Agora vem esculachar pessoas de bem, dizer na cara dura que são péssimos faixas pretas, não sabem nada, rir nas rodinhas de conversa, dizendo que fulano não sabe nem chutar ap tchagui, que são todos b...
Agora eu pergunto:
QUEM FOI QUE APROVOU TODOS ELES NO EXAME DE FAIXA?
QUEM FOI QUE PEGOU UMA BOA PARTE DO VALOR DOS EXAMES DE FAIXA E COLOCOU NO BOLSO?
QUEM É QUE FICA DIZENDO QUE SÓ PODE DAR AULAS QUEM FIZER EXAME DE FAIXA PARA 2º DAN? Se eles estão ruins como 1º dan, por que graduá-los 2º dan? (afinal de contas, mais dinheiro entrará, não é mesmo?)
Voltemos ao outro assunto.
DE BOAS INTENÇÕES O INFERNO ESTÁ CHEIO.
Concordo com ms. Pedro Paulo, quando defende as palavras do grão mestre: Realmente somos ruins, precisamos melhorar e muito. Embora eu acredite que o aluno chegou até ali, porque alguém o levou até lá, E RECEBEU PARA ISSO. Se fez mal feito, não é culpa do aluno.
Mas  ms. Pedro, chegar num seminário, discutir fonema, pronúncia, ou pior ainda, forma de escrita coreana, é brincadeira. Pedindo para pessoas simples lerem em coreano, que muitos deles mal sabem escrever o português, sendo que eu me incluo entre eles,  até mesmo o sr. que quando manda os correios eletrônicos, são cada erros, e quer dizer que escreve em coreano, primeiro vamos aprender nossa língua materna. Saber escrever coreano não me torna um bom FAIXA PRETA, senão a própria Serena seria uma expert em TKD, e sabemos que não é bem assim.
Ao meu ver ms. Pedro, ali só houve da parte do grão mestre uma forma de mostrar, embora de uma forma rude, que ainda precisamos dele. E da sua parte uma forma de aparecer e se promover. Pena que da forma errada, você não é ruim tecnicamente e tem algum conhecimento, tente ir por aí da próxima vez, afinal de contas na terra de cego, quem tem um olho é rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário